Todo mundo, em algum momento, precisa acertar os ponteiros da vida.
É necessário parar, observar os caminhos que se está tomando e decidir se vale a pena continuar no mesmo rumo.
Acertar os ponteiros é colocar tudo no compasso certo. É avaliar a situação e por ordem na casa (física, mental, espiritual, psicológica, financeira, profissional). É mudar comportamentos, idéias, conceitos, ajustar tudo o que está fora do lugar e abraçar uma nova e generosa chance de melhorar a qualidade de vida.
Afinal de contas, mesmo sem perceber, todo dia temos essa oportunidade.
É só acertar os ponteiros e recomeçar.

"O maior medo do navegador é o de não partir..." - Amyr Klink

19/10/2009

Reconhecendo a máscara


Você já teve a impressão de que não conhece seus amigos? Que a imagem que tem deles, na verdade, é falsa, inexistente?

Estou falando de máscaras tão arraigadas, que nem mesmo a pessoa tem condições de se conhecer e se apresentar verdadeiramente para si e para os outros.

Desde nossa infância convivemos com uma pressão tão forte para que sejamos perfeitos que, muitas vezes, não conseguimos entrar em contato com os nossos sentimentos, com a nossa sombra, e vivemos nos enganando sobre quem somos de fato.

A sombra é super importante para o auto-conhecimento. Se você não conhece seus medos, suas angústias, sua impaciência, seu ódio, rancor, egoísmo, ciúme, sua mágoa, não consegue enfrentar seus sentimentos e melhorar como ser humano. Fica difícil mudar.

Resolvi falar sobre esse assunto porque conversei com pessoas, ouvi histórias, tive experiências com algumas pessoas que têm realmente uma visão deturpada sobre si mesmas, fruto de uma negação forte de seus sentimentos e personalidade verdadeira. E, por acreditarem nessa máscara, convencem a todos de que têm qualidades que são uma farsa. É o auto-engano.

Às vezes, você percebe que o discurso não "bate" com o comportamento, que existe uma máscara nesse amigo. Você pode corajosamente alertá-lo sobre isso e torcer para que a pessoa se re-reconheça, antes de acreditar que você o está criticando. Depois, tem que dar tempo ao tempo para que a pessoa avalie, analise sentimentos e tenha coragem de retirar a máscara, pelo menos para si mesma.

Enfim, acho que todos nós temos problemas e não gostamos de enfrentar que temos pontos a melhorar. Mas, no fundo, bem lá no fundo sabemos quem somos e do que somos capazes. Se aos poucos tomarmos coragem de nos mostrar, seremos muito mais felizes, autênticos e melhores seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário